Sem trabalho
Objetivos: Observar o comportamento do sujeito observado sem quaisquer tipo de manipulação experimental antecedente, fazendo o registro dos mesmos. Tempo de experimento: Início da sessão: 08h25min Término da sessão: 08h40min Teoria: No que se refere à análise experimental do comportamento entre o comportamento e o meio ambiente estão intrinsicamente relacionados, como no seguinte esquema: S antecedente – resposta – S consequente. Explicando as relações existentes nas variáveis ambientais e comportamentais, sendo possível determinar as variáveis pela ocorrência ou não de um determinado comportamento. Sendo então esta, a relação entre os estímulos antecedentes, o comportamento e os estímulos consequentes, onde os comportamentos operantes são controlados pelos estímulos consequentes, podendo este aumentar ou diminuir de frequência, de acordo com os estímulos consequentes que seguem tais respostas. Procedimento: Ao inicio da sessão, os acadêmicos Esloane A. V. R. de Sá e Daniela Delfino observaram e registraram os comportamentos emitidos pelo rato virtual, registrando as iniciais correspondentes de cada comportamento realizando as anotações de minuto a minuto, sendo estes os seguintes comportamentos: farejar (F), andar (A), coçar (C), levantar (L), parar (P), virar (V), pressão à barra (PB) e beber água (B), com as respectivas siglas de cada comportamento.
Resultados: Os resultados da observação são mostrados no gráfico abaixo, sendo registrados em intervalos de um em um minuto cada comportamento, de acordo com os descritos no item Procedimento.
EXERCÍCIO 2 – MODELAGEM
Objetivos: Fazer uso da modelagem no sujeito observado, ensinando o a pressionar a barra a partir de reforço diferencial e aproximação sucessiva, reforçando determinados comportamentos, reforçando o comportamento alvo (pressão à barra) de forma gradual, sempre que o mesmo ocorrer.
Tempo de