O início da vida
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
LIDERANÇAS
WESLEN PINHEIRO MARTINS
NOVA VENÉCIA
2013
INTRODUÇÃO
Liderança é um tema que vem encantando o mundo há muito tempo, devido ao fato de o mundo organizacional necessitar de líderes para a condução bem sucedida das organizações. A liderança não é resultado de traços de personalidade, estilos de conduta de indivíduos e grupos. O fenômeno liderança compreende pessoas que lutam por uma causa e mobilizam outras através de uma paixão, ou um componente afetivo forte que demonstram ao reunir esforços para fazer de sua causa uma realidade.
CONCEITO
Liderança consiste na arte de conduzir pessoas, profissionais, grupos e equipes a alcançar, com êxito, os resultados planejados. E esta habilidade é uma das características que diferenciam as pessoas e seus resultados.
TEORIA SOBRE OS ESTILOS DE LIDERANÇA
TEORIA SITUACIONAL
Busca identificar a situação que ocorre e então procurar a teoria mais aplicável para o que está acontecendo. Ela considera que existem milhares de situações possíveis dentro de um grupo liderado e muitos perfis de líderes ao redor do mundo, o que faz com que os padrões não se apliquem a todos, pois as infinidades de combinações entre os tipos de lideranças e situações que podem ocorrer não permitem que tracem um perfil com tanta certeza.
TEORIA DO CARISMA Invoca esta característica do líder para ser o principal fator pelo qual ele exerce sua liderança sobre os seus liderados. Com este traço o líder cria uma empatia com seus seguidores, influenciando-os de forma natural a realizarem o seu papel, motivando-os a se ajudarem para conseguir chegar até o objetivo traçado.
TEORIA DA ATRIBUIÇÃO
É um processo bastante natural e que mostra claramente quem é o líder ou não dentro de um grupo de pessoas. É a criação de um líder