O Indivíduo na Comunidade
548 palavras
3 páginas
O individuo na comunidade A Psicologia Comunitária objetiva a sua atuação no contexto das relações sociais, no desenvolvimento de atividades individuais e coletivas com propostas educativas que a promovem o desenvolvimento da consciência social. Através das relações comunitárias aprendemos a cultivar conscientemente um estado interior de disponibilidade e de abertura para a vivência social. Todo indivíduo que desperta sua consciência , contribui para a evolução coletiva da humanidade. O conviver em família é dez fiador, há uma tendência em repetirmos modelos e comportamento originados no grupo familiar. E a possibilidade de repetição no convívio em grupo torna-se maior dependendo do estímulo e do reforço social que lhe é atribuído , o que por conta da obviedade, passam como procedimentos naturais eliciando muitas vezes comportamentos automatizados. Porém é no convívio comunitário que os indivíduos desenvolvem consciência de classe social e que se reconhecem como produto e produtores da sua história individual e social. Ao adquirir autonomia através da individuação torna-se seguramente agente de transformação de si e do meio social ao qual está inserido .
O encontro com o outro, o revelar-se singular e ao mesmo tempo , ter consciência desse outro, requer um processo reflexivo constante , essa é sem dúvida a proposta básica da Psicologia Comunitária. Conviver com as diferenças, praticar a tolerância não são atitudes conquistadas facilmente, sobretudo num ambiente e capitalista permeado por desigualdades excludentes como da nossa sociedade.
A convivência é indispensável e básica para o desenvolvimento individual , no enfoque psicológico o processo de aprendizagem se da através do reforço permitindo que o individuo possa apropriar-se do que lhe é transmitido, mas é o reforçador coletivo que permeia este processo. O objetivo da Psicologia Comunitária é o comportamento do individuo e no que ele é influenciado socialmente. As