o individuo
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Ciências Sociais
JULIANA FILIPUS DOS SANTOS RA:6897536440
Atividade de Autodesenvolvimento
Aula tema 3: O indivíduo e a sociedade
2013
1- Introdução
Cada indivíduo cria seu próprio papel na sociedade e esta inserido dentro da sociedade desde que nasce até o dia de sua morte. Esta relação entre individuo e sociedade envolve muitos processos e mecanismos dos quais a maioria das pessoas não se dão conta.
Os mecanismos de socialização tem como conceito vários processos que são necessários para o desenvolvimento do individuo perante ao grupo que se insere, pode-se mencionar os principais agentes de socialização: a familia, escola, os meios de comunicação, grupos de status e grupos de referência.
Entende-se também que o processo de socialização é profundamente cultural e o que se compreende como cultura tudo que é socialmente aprendido e compartilhado pelos membros da mesma sociedade onde inclui conhecimentos, crença, moral, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos. Sendo assim, cada homem é socializado de tal modo que sua personalidade é ao mesmo tempo muito parecida com a dos outros em sua sociedade e em outro sentido possui diferenças que a tornam única.
2- DESENVOLVIMENTO
Quando indivíduo nasce ele já está automáticamente inserido na sociedade através de seu núcleo familiar, onde se inicia seus primeiros ensinamentos com relação ao meio onde irá crescer, recebem os principios qual sua familia segue, tais como: classe social, grupo cultural (etnicos, raciais, ocupacionais, status, etc). Este meio familiar pode ser mais ou menos autoritários ou permissivos, mas sempre com particularidades. Os pais tem a intenção de passar para filhos os seus valores, suas normas, costumes e tradições através de uma transmissão cultural. A partir de outro momento em sua vida após