O Império Romano
A engenharia romana, trouxe consigo padrões de qualidade, usando de referência, experiências de outras civilizações, tais como a gregas e etrusca, que os levaram a aprimorar métodos construtivos.
Construções de estradas, sistemas de distribuição de água e coleta de esgoto, barragens, palácios, arenas, anfiteatros e outros, são reflexos de que Roma construía para posteridade. Sendo evidenciada hoje em dia, onde, mesmo após dois mil anos, monumentos e edificações, ainda são notáveis de forma surpreendente, sobrevivendo a degradação do tempo, falta de manutenção, invasões.
Com o passar do tempo, os grandes feitos dos engenheiros romanos, foram acrescidos de avanços tecnológicos e científicos. Mas algumas de suas construções e características ainda são usadas hoje em dia. Os aquedutos ainda continuam a fornecer água para algumas vilas modernas de Roma, o cimento, ainda é um importante elemento de construção no mundo, edifícios ainda são construídos conforme a necessidade das regiões e o uso do concreto para edificações ainda se faz presente.
Então, pode-se dizer que os feitos dos romanos, ainda hoje, despertam admiração de profissionais, estudiosos e admiradores da engenharia em si. Usando de competência, organização e eficiência, construíram seus grandes feitos, possuídos de técnicas que nos geram dúvidas, mas que nos demonstram tamanha capacidade em realizar. Deixando assim, mesmo após o fim do seu Império, um legado de edificações, métodos, técnicas e materiais para futuros desenvolvimentos com a engenharia.