O impacto humano sobre o meio e o desenvolvimento sustentável
Por George Alberto Chinaglia
“A força única no homem de manipular as coisas e acumular experiência lhe possibilitou quebrar as barreiras da temperatura, aridez, espaço, mares e montanhas, que sempre restringiram outras espécies a habitats específicos, com pouca variação. A mudança cultural substituiu, pela primeira vez, a evolução biológica, como meio de adaptação de um organismo a novos habitats, terminando por incluir todos os espaços do planeta.” (citado em Helene, 1994)
Há indícios de que a vida humana tenha surgido na Terra há mais de 3 milhões de anos, no início da Era Quaternária. Entretanto, os primeiros indivíduos da nossa espécie teriam surgido por volta de 70000 a.C.. As evidências mais antigas da presença humana no planeta são encontradas no Continente Africano, nos vales da África Oriental, onde hoje localizam-se a Etiópia, a Tanzânia e o Quênia. A partir daí, grupos humanos migraram, expalhando-se por quase todas as regiões da Terra.
Fonte: http://unbamericaindigena.blogspot.com.br/ em 26/07/2012
É muito difícil estimar precisamente a população humana nos primórdios da ocupação da Terra. Sabemos apenas que antes da revolução agrícola que ocorreu na passagem do Paleolítico para o Neolítico, há 12 mil anos, vivia-se da caça, pesca e coleta. A maior parte do planeta era desabitada pelo homem e a população mundial não teria ultrapassado 5 milhões de indivíduos - De acordo com o censo demográfico de 2010 do IBGE, a população do município de São Paulo é de 11.253.503 habitantes. As Américas e a Austrália só começaram a ser habitadas há mais ou menos 50 mil anos.
Evolução biológica da humanidade.
Fonte: http://aquitemhistoria.blogspot.com.br/, em 26/07/2012
Pinturas rupestres encontradas em São Raimundo Nonato, PI.
Fonte: http://arteducaoonline.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html, em 26/07/2012
A expansão demográfica já é