Turismo ecologico
Maurício Andrés Ribeiro (*)
1.Introdução
O termo desenvolvimento sustentável surgiu pela primeira vez em 1987, com o relatório Brundtland, “Nosso Futuro Comum”, e foi amplamente adotado no contexto da Eco-92. A idéia de sustentabilidade teve apresentou, inicialmente, um cunho notadamente econômico, a ponto de e alguns pensaremam poder ser possível prescindir dos fundamentos da ecologia nas práticas sustentáveis. A exclusão de grupos sociais dos benefícios do crescimento econômico levou a realçar a dimensão social do conceito;. A A preocupação com os efeitos de médio e longo prazos da exploração da natureza levou conduziu à introdução da dimensão temporal, da durabilidade da dinâmica do desenvolvimento e dos direitos das futuras gerações. A s Sustentabilidade supõe a habilidade para perdurar no tempo, evitando o colapso das civilizações, sociedades, economias e organizações que não foram capazes de sustentar-se.
O setor empresarial foi U um dos atores que mais avançou no campo do desenvolvimento sustentável no período pós-92. foi o setor empresarial, que c Criou fóruns que enfatizam a ecoeficiência, as tecnologias limpas, o produzir mais com menor desperdício de energia e de recursos naturais. Entretanto, ele essas iniciativas tratam predominantemente apenas do campo aspecto da produção sustentável.. Há todo um vasto campo relacionado com os padrões de consumo insustentáveis, que pressionam a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais .
Há um vasto campo relacionado aos padrões de consumo insustentáveis, que pressionam a capacidade de suporte dos ecossistemas naturais. Aqui, as contribuições da Sociologia e da Filosofia da cultura, da Psicologia, das Ciências da aprendizagem, dos processos cognitivos e emocionais, do inconsciente e do subliminar na subjetividade humana, são fundamentais para se compreender os processos de atuação sobre a consciência e a percepção, os comportamentos, hábitos e atitudes que