A importancia dos impactos ambientais no turismo ecologico brasileiro
RESUMO
A avaliação dos impactos ambientais do turismo ecológico apresenta-se como base para a determinação de medidas preventivas e corretivas, que visam conservar a atratividade e a originalidade das áreas com recursos naturais consideráveis. Neste estudo, avaliam-se os impactos da atividade no Brasil e sugere-se um planejamento intersetonal, que promova o desenvolvimento sustentável do turismo ecológico, baseado na determinação da capacidade de carga (carrying capacity) dos recursos naturais. Esse planejamento visa a preservação dos ecossistemas, para o atendimento das expectativas dos novos segmentos do mercado turístico, que buscam turismo de aventura e o encontro com a natureza.
INTRODUÇÃO
O Brasil se sobressai, mundialmente, pelas suas dimensões continentais e por conter as maiores áreas contínuas de florestas intocadas, nas quais habita o maior número de espécies de fauna e flora do planeta e, apesar dos graves casos de devastação das florestas, todavia é considerado o alicerce para o equilíbrio ecológico e climático da Terra.
Atualmente, os problemas e dificuldades sócio-econômicos acabam por conduzir a nação à carência de recursos para os estudos de planejamento ambiental, e à falta de fiscalização e controle da destruição das florestas. Geralmente, essa situação ocorre com objetivos econômicos, para o desenvolvimento das atividades ligadas à agricultura e à pecuaria.
Contudo, pouca ou nenhuma atividade econômica apresenta condições intrínsecas tão propicias, para a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente, quanto o turismo. E o turismo ecológico compõe o elo dessa tendência, que favorece a prática da educação ambiental e o retomo harmônico ao convívio com a natureza, a qual o homem moderno tanto necessita.
Ainda que possua uma legislação atualizada, a implantação de equipamentos e de programas direcionados para o turismo ecológico são desenvolvidos no Brasil sem o