A Natureza como atrativo turistico
A natureza como atrativo turístico cresceu muito nos últimos anos no mundo inteiro se transformando num dos mercados mais promissores, principalmente em países com significativas reservas naturais dentre eles o Brasil. É um patrimônio natural e cultural. A paisagem é por excelência um importante elemento de caracterização do segmento turístico.
É um turismo diferenciado. As áreas naturais protegidas e pouco alteradas estão cada vez mais se tornando as preferidos de turistas que buscam experiências que os ajudem a compreender e valorizar o ambiente natural. Estudos demonstram que parques e reservas fazem parte do destino de pessoas que querem ver, sentir, cheirar, tocar e comer o inusitado.
Nos anos oitenta o nome “ecoturismo” passou a integrar o mercado brasileiro. Com a ampliação da demanda e da oferta a atividade passou a chamar a atenção das autoridades governamentais brasileiras que tratou de estabelecer programas específicos para este segmento. O primeiro programa estabelecido pela EMBRATUR em 1987, Projeto Turismo Ecológico, não emplacou. Dois anos depois a Comissão técnica Nacional constituída conjuntamente com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, primeira iniciativa direcionada a ordenar o segmento. Ainda na mesma década foram autorizados os primeiros cursos de guia especializados, mas foi com a Rio 92 que esse tipo de turismo ganhou visibilidade e impulsionou um mercado com tendência de franco crescimento.Hoje o país procura implementar esta política através de programas em nível federal, regional e local.
No Brasil, pressupõe que o turismo ecológico alcance meio milhão de turistas, por ano, cujo objetivo das pessoas é interagir com o ambiente e com as comunidades envolvidas em tal ambiente. Quando se fala em turismo ambiental, está se referindo à sustentabilidade, a autenticidade e originalidade dos meios visitados. O turismo na natureza encontra-se em um estágio de