turismo ecologico
Apresentação do Negócio
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Turismo Ecológico está relacionado ao deslocamento de pessoas para espaços naturais com ou sem equipamentos receptivos, motivados pelo desejo ou necessidade de estar no meio da natureza. Esse turismo pode ser focado para observação passiva da flora, da fauna, da paisagem e dos aspectos cênicos do entorno. Incluem-se também aqueles que buscam uma observação participativa e interativa com o meio natural, na pratica de longas caminhadas, escaladas, desbravamentos e aberturas de trilhas. Pode-se incluir no universo do turismo ecológico os esportes de aventuras como: rafting, os desafios de superação de limites físicos como canyoning, off-roadd, rapel e outros, ou ainda, inserir-se na área do turismo desportivo como os jogos de natureza. (Beni, 2007).
O turismo ecológico visa, através de práticas corretas de uso de áreas ambientais, promover uma interação entre o turista e o meio ambiente de modo que essa junção de homem e natureza não gere nenhum tipo de dano ambiental. Ele pode contribuir de forma positiva para a preservação ambiental, pois, levando-se em consideração as suas praticas de atividades naturais e corretas, podem ser implementados espaços ecológicos de preservação destinados à pratica dessa modalidade, garantindo assim uma maior conservação de áreas naturais. Nesse contexto o turismo ecológico pode utilizar-se de forma sustentável do patrimônio natural e