O impacto do planejamento tributario nos fluxos de caixa
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. Na atualidade as empresas buscam cada vez mais ferramentas que propiciem uma maior economia de tributos. O planejamento tributário é uma ferramenta muito eficaz para proporcionar ao empreendedor a oportunidade de minimizar a carga tributaria e maximizar os lucros.
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do planejamento tributário para o desenvolvimento econômico das empresas, sendo que esse é indispensável para uma melhor gestão financeira. Consiste em um conjunto de medidas contínuas que visam a economia de tributos, de forma legal, levando-se em conta as possíveis mudanças rápidas e eficazes na hipótese do fisco alterar as regras fiscais e promovendo menor impacto no fluxo de caixa da empresa.
O IMPACTO DO PLANEJAMENTO NOS FLUXOS DE CAIXA
Atualmente a globalização, a grande competitividade de mercado e o pesado ônus tributário que sufoca as empresas, estão requerendo praticas apuradas de gerenciamento eficazes para preservar a continuidade do empreendimento. A participação ativa do contador ajuda de forma licita na redução de tributos e a maximização dos lucros da empresa.
O contribuinte tem o direito de estruturar seus negócios procurando reduzir os custos de seu empreendimento, e o planejamento tributário ocupa importante papel, pois no Brasil é utilizada uma das maiores cargas tributarias do mundo, influenciando muito nos resultados das empresas. Para tanto, é preciso conhecer a legislação e ter um bom planejamento orçamentário.
Segundo Nascimento e Reginato (2009, p. 264)o planejamento tributário “consiste em uma técnica que visa avaliar até que ponto as operações industriais, os negócios mercantis e as prestações de serviços são impulsionadores das obrigações e dos encargos tributários inseridos em cada uma das respectivas alternativas legais pertinentes, para que, mediante