O impacto da paisagem no produto Turístico.
Não podemos desconsiderar que a paisagem é um dos fatores de grande importância na atividade turística. Conforme o texto, “A imagem tem o poder de fazer com que as pessoas sonhem”. Pode-se afirmar que a paisagem é um dos fatores decisórios ao se escolher um roteiro turístico, sendo um dos atrativos mais importantes na hora da decisão para aquisição de um produto turístico, juntamente com hospedagem, bons preços e etc.
A paisagem é um fenômeno em transformação sempre constante, seja natural ou social, e isso influencia significativamente na atividade turística, pois através da paisagem o turista percebe a realidade de um local, podendo se sentir atraído por ele ou não.
Geralmente, os moradores locais não valorizam a paisagem, pois na sua grande maioria, não possuem visão do potencial turístico de sua região.
A preservação da paisagem não é prioridade a estes, que visam apenas o novo, valorizando sempre as mudanças e o modernismo, a falta de conhecimento deste potencial é sempre a causa de desmatamentos e vandalismos contra as paisagens locais, e tendem a crescer quando se introduz uma atividade turística não planejada em sua região. O descaso com a paisagem causa impactos negativos ao produto turístico oferecido, afetando muitas vezes de modo irreversível o empreendimento, tornando-o inviável,. Antes de começarmos uma atividade em qualquer região, devemos sempre fazer um estudo minucioso de viabilidade, impacto ambiental e também social, visando minimizar o vandalismo, e estimular a preservação do meio ambiente.
Para que tal atividade seja viável em todos os aspectos, é imprescindível que os impactos negativos sejam inferiores aos positivos e que a população local possa usufruir dos benefícios trazidos pelo turismo, e que este não seja um fator de exclusão social, alienação e degradação do meio ambiente, preservando assim não só a paisagem natural, como também a social e cultural. Muitas