experiencia
PRINCÍPIO DE LE CHATELIER E EQUILÍBRIO QUÍMICO
1. Introdução:
Muitas reações químicas são reversíveis. Em outras palavras, se duas espécies químicas, em solução, são misturadas e formam novas espécies, há uma tendência para que as novas espécies reajam, formando as espécies originais. A velocidade de formação das novas espécies será no início mais rápida do que a reação contrária. Entretanto, após algum tempo, quando não se percebe mais nenhuma mudança, a velocidade de formação de novas espécies iguala-se a da reação reversa, que forma as substâncias originais e diz-se que o equilíbrio foi alcançado. Equações de equilíbrio são escritas com duas setas apontadas em direções opostas entre reagentes e produtos, indicando que ambos os processos ocorrem simultaneamente.Por exemplo, o equilíbrio para uma solução saturada de carbonato de cálcio (CaCO3 não dissolvido permanece no fundo do tubo) é representado pela equação: CaCO3(s) Ca 2+(aq) + CO32-(aq)
as duas setas indicam que alguns íons Ca2+ e CO 32- estão se separando indo para a solução (reação direta) e outros estão se juntando para formar o CaCO3 sólido (reação inversa).
De uma forma geral, k1 A + B C + D k2 a velocidade direta = k1 [ A ] [ B ] e a velocidade inversa = k2 [ C ] [ D ]
No equilíbrio as duas velocidades são iguais. k1 [ A ] [ B ] = k2 [ C ] [ D ]
Ácido ascórbico (vitamina C) dissocia-se muito pouco de acordo com a equação abaixo e o equilíbrio é alcançado quando a velocidade da reação direta iguala-se a velocidade da reação inversa.
Uma perturbação do equilíbrio ocorre pela adição de HCl (aumentando a concentração de H+) deslocando o equilíbrio no sentido da reação que consome H+.
2. Procedimento experimental
A. Equilíbrio dos íons cromato [CrO42- ] e dicromato [ Cr2O72- ] 2CrO42- Cr2O72-
1. Com uma pipeta graduada, coloque 5 mL de