os espaços socio ocupacionais do assistente social
FICHAMENTO TEMÁTICO
PÁGINA
PARA-
GRAFO
IDEIA CENTRAL
1
1º
Os espaços sócios ocupacionais do assistente social pretende caracterizar o assistente social enquanto trabalhador assalariado e portador de um projeto profissional enraizado no processo histórico e em valores humanos.
1
2º
A análise dos espaços ocupacionais do assistente social requer inscreve-los na totalidade histórica considerando as formas assumidas pelo capital no processo de revitalização da acumulação no cenário da crise mundial.
1
3º
Estratégias defensivas têm incidido na dinâmica das relações entre o Estado e a sociedade de classes. A tecnologia e as formas de organização da produção de bens e serviços; o consumo e controle da força d trabalho e as expressões associativas da sociedade civil, entendida enquanto sociedade d classe.
2
4º
Impulsiona-se uma intensa privatização e mercantilização da satisfação das necessidades sociais favorecendo a produção e circulação de mercadorias-capitalistas e sua realização. O bem-estar social tende a ser transferido ao foro privado dos indivíduos e famílias, dependente do trabalho voluntário ou dos rendimentos familiares dos diferentes segmentos sociais na aquisição de bens e serviços mercantis, restando ao Estado à responsabilidade no alívio da pobreza extrema.
2/3
5º
A questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter politico, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
3
6º
É este solo histórico movente que atribui novos contornos ao mercado profissional de trabalho, diversificando os espaços ocupacionais e fazendo emergir inéditas requisições e demandas a esse profissional assistente social, novas habilidades, competências e atribuições.
3/4
7º
Assim o espaço profissional não pode ser tratado exclusivamente na ética da demanda já consolidadas socialmente, sendo necessário, a partir