Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social
Essas transformações societárias influenciam os parâmetros de conhecimento, a intervenção e prática profissional e as relações instituição-profissional, refletindo no espaço sócio-ocupacional, no ensino de Serviço Social e no fazer profissional do assistente social.
Devido a esses fatores, o mundo do trabalho sofre grandes e importantes mudanças. Com o Serviço Social não é diferente. Interfere na visão de mundo e na prática dos assistentes sociais, no espaço sócio-ocupacional da profissão, nas condições de vida e de reprodução da sociedade, principalmente da parcela com a qual o assistente social trabalha. As mudanças no mundo do trabalho também de manifestam da seguinte maneira: a reestruturação produtiva leva ao desemprego, precariza os postos de trabalho e, para os que ficam, a polivalência é o vetor fundamental.
As mudanças ocorridas no mercado de trabalho estão inseridas na necessidade que o capital tem de impor seu modelo de desenvolvimento, almejando prosseguir com seus índices de acumulação. Contudo, o novo modelo de desenvolvimento capitalista veio a renovar os contornos do mercado de trabalho que tem por especificidade a integral automatização do processo produtivo e a racionalização das relações de trabalho.
Com isso, houve uma considerável reorganização nas questões econômica e política, com repercussão mundial, o que gerou