O idoso
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Actividades Físicas e Populações Especiais I, foi-nos proposta a realização de um trabalho relativo ao tema ”……”.
O envelhecimento é uma fase da vida a que todos nós estamos sujeitos, nela ocorrem alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, o que torna a pessoa mais frágil e susceptível a agressões extrínsecas e intrínsecas.
A população idosa está a aumentar, os tratamentos médicos embora mais avançados revelam-se também dispendiosos, existe cada vez menos população jovem para cuidar destas pessoas e portanto o caminho, a direcção a seguir seria manter estas pessoas o mais activas possível e consequentemente mais autónomas também.
O envelhecimento afecta todas as células e todos os organismos vivos desde que são criados. Como é sabido o envelhecimento provoca algumas alterações na vida das pessoas, quer sejam físicas quer sejam psicossociais. São disso exemplos a entrada na reforma e a diminuição de algumas capacidades físicas como o caso da audição, equilíbrio, diminuição de massa muscular, etc.
O desporto, na vida do idoso pode ter um papel demasiado importante, pois não só lhe pode ocupar o tempo livre, como o faz sentir-se activo na sociedade.
Neste trabalho abordaremos as alterações que ocorrem na terceira idade (físicas, psicológicas, imunitárias e cognitivas,) bem como os benefícios que o exercício físico pode trazer à população sénior e a influência da prática de exercícios físicos na Doença de Alzheimer.
Assim sendo, são objectivos deste trabalho:
Alargar os nossos conhecimentos relativos ao tema em questão;
Transmitir os conhecimentos adquiridos aos alunos da turma;
Dar conhecimento de como a prática da actividade desportiva tem uma influência positiva nos idosos;
Explicar quais as prevenções que se deve adoptar com os idosos;
Influência da prática de exercícios físicos na Doença de Alzheimer
“NASCER É UMA