O homem e o significado da sua existencia
O homem na antropologia teológica é a representação do todo, ou seja, um ser indivisível e pleno, com capacidade de aprender sore si e sobre o mundo. A ideia que temos, vem do pensamento de Aristóteles, de que o homem é um ser racional. A racionalidade é característica dos nossos pensamentos, atos e de todos os nossos modos de atuar.
O que fazemos da nossa vida pode torna-la plena, útil, grandiosa ou não. Porém a pergunta “qual o sentido da vida?” pressupõem que possa haver um significado, no entanto ninguém ainda conseguiu descobrir se há ou não. O papel que o ser humano pode fazer no mundo é praticar o bem e servir ao próximo. Entretanto é tão confuso ver um mundo em que cada um só se preocupa com si, com seu crescimento pessoal e com seus status na sociedade, sendo capaz de coisas absurdas para obtê-los. Qual o sentido da ciência?
“Os seres humanos não podem viver com a revelação da ciência. A ciência roubou-nos a nossa religião. A raça humana era o desígnio, o coração, a causa final de todo o sistema. A nossa religião colocava os nossos eus, definitivamente no mapa universal”. Bryan Appleyard, jornalista e escritor inglês.
Em defesa da ciência: “Numa primeira etapa a janela aberta pela ciência faz- nos tremer, ao nos retirar o calor que vem dos tradicionais mitos humanos – A função da ciência consiste em fornecer uma representação do mundo, dos seres e das coisas, que nos liberte, tanto quanto possível, das ilusões que a natureza dos nossos sentidos e do nosso cérebro nos impõe”. F.Jacob, biólogo francês, O ratinho, a mosca e o homem; edição portuguesa Gradiva. O sentido do estudo universitário.
Vivemos numa sociedade em que o mercado de trabalho se torna cada dia mais competitivo. Em primeiro lugar posso dizer que , aí, esta a necessidade de se ter formação superior. Tem mais espaço aqueles que têm mais conhecimento.
Através dos estudos, nos tornamos seres