O Homem e a Máquina
Professor: FLAVIANO DA COSTA
Aluno: SUZANA FERNANDES SANCHES
DATA: 26/03/2014
Filme: FORD- O HOMEM E A MÁQUINA
RESUMO
O filme “Ford - O Homem e a Máquina”, ao contar a história de Henry Ford, evidencia aspectos bastante particulares de sua personalidade, demonstrados em sua vida pessoa e profissional. Ford obteve grande êxito em sua jornada como empresário, se tornando, em sua época, um dos homens mais ricos do mundo.
Entretanto, no que diz respeito à gestão dos negócios, Ford, de acordo com o filme, o fazia de maneira bastante polêmica. Não se preocupava com custos, registros, controles, inovação ou qualquer outra ferramenta de gestão que, obviamente, são de extrema importância para o bom funcionamento e crescimento de uma empresa.
Com visões diferentes sobre gestão, Ford e seu filho, que o auxiliava, tinham muitos impasses com relação ao direcionamento e foco da empresa. Ford não se preocupava com os lucros, e sim em tornar a compra de seus carros acessível a todos, principalmente aos trabalhadores. Com forte resistência à mudanças, Ford não tinha visão direcionada à inovação e, só se rendeu a tal questão ao perceber que as empresas concorrentes estavam passando a ganhar um mercado que antes era dominado somente pela Ford Motor Company. Após algumas crises financeiras, e com seu filho na direção da empresa, Ford finalmente se rende à inovação e vai em busca de outro projeto para o carro que seria o sucessor do modelo “T”.
Todavia, ainda que com talento questionável para gestão, Ford foi, e ainda é, uma das maiores referências do campo da Administração, principalmente pela criação da “linha de montagem”, que revolucionou o processo de produção e gerou grandes e importantíssimos avanços para o setor industrial.
Com sua história de sucesso, a Ford Motor Company evidenciou o grande talento de Ford que, com sua personalidade forte e grandes ímpetos, foi capaz de várias conquistas e transformações que