mestre tamoda
O presente trabalho é fruto de pesquisa documentária e da experiência de campo realizado no período entre 21 de Maio a 3 Setembro de 2012. O tema central do trabalho é comentário sociolinguístico do discurso Tamodiano nele procuramos a saber através de vários teóricos a relação existente entre sociolinguística e cultura, e cada autor esclareceu-nos cada uma das definições onde conseguimos entender sociolinguística como ciência e como disciplina têm uma interligação estuda língua em sociedade. Ainda na sociolinguística fizemos uma pequena abordagem da situação linguística de Angola.
A cultura é o conjunto de formas adquiridas de comportamentos de que um grupo de individuo-os unidos, por uma tradição comum, transmitem aos seus filhos e empates, aos emigrantes adultos que vêm incorporar-se neste grupo. (MEAD, 2005,pag164.)
Ainda na cultura falamos dos seus elementos, materiais e espirituais e vimos que para que exista a cultura é necessário que ambos elementos se integrem dialecticamente. Também falamos dos seus padrões, das suas características ,todavia os elementos espirituais têm um maior passo na medida em que condiciona os comportamentos do homem em todos os domínios. Ainda fizemos uma analise da cultura angolana.
Na mesma senda falamos da interferência entre Kimbundu e português, onde vimos que o Kimbundu é uma das diversas línguas bantu que são faladas pelas população angolana, mas precisamente na capital, Luanda e em algumas províncias. E o português É uma língua que pertence a família indo-europeia é falado com cinco continente que saberemos em diante.
No segundo capítulo falamos da descrição e análise do discurso vs comportamento do mestre Tamoda. É uma das obras do escritor Angolano Uanhenga Xitu, que retrata a história de um indivíduo que nasceu numa zona rural que quando atingiu a sua adolescência foi para a cidade de Luanda. Estes foram grandes objectivos pretendido e alcançado nesta pesquisa. Na mesma senda segue uma conclusão que