o homem e suas dimensoes Adriana
“[...] ao contrário dos outros animais, os homens não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. Os homens são seres culturais que modificam o estado da natureza” (CHILDE apud COTRIM, 2000, p. 40-41).
Partindo da afirmação de Childe é possível compreender a existência de uma estreita relação entre trabalho e cultura. Neste sentido, é CORRETO afirmar que:
O homem é, essencialmente, um ser natural e, por isso, a cultura é apenas uma dimensão artificial da vida humana.
A modificação do estado da natureza não faz do homem um ser cultural, mas histórico, pois através da sua intervenção sobre o meio o homem torna-se artífice de si mesmo.
A cultura é uma dimensão artificial da vida humana, não representando, portanto, o vínculo que mantém unidos, entre si, os membros de uma determinada comunidade.
A atividade de transformação do mundo pelo trabalho é chamada de cultura, pois, por meio do trabalho, o homem transforma o mundo e a si mesmo significando a sua existência.
O homem é um ser natural, constituído de uma essência imutável que lhe é dada pela natureza e da qual são derivadas as leis biológicas que determinam o seu estar no mundo.
QUESTÃO 1
Sobre os mitos, Fernando Pessoa assim se pronuncia:
O mito é o nada que é tudo.
O mesmo sol que abre os céus
É um mito brilhante e mudo –
[...]
Assim a lenda se escorre
A entrar na realidade,
E a fecundá-la decorre.
Em baixo, a vida, metade
De nada, morre.
(fragmento do poema Ulysses)
Sobre o saber mítico, é INCORRETO afirmar:
O saber mítico é um tipo de conhecimento filosófico e racional e sua função é explicar, através de histórias e fábulas, os fenômenos físicos e humanos.
Os mitos constituíam uma pedagogia para as comunidades do Período Arcaico, pois suas narrativas tinham a intenção de explicar os fenômenos físicos e humanos e manter a comunidade agregada em torno das mesmas crenças.
Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação ética, moral e religiosa dos