CIRCULA O DE RIQUEZAS PRONTO
OS INSTRUMENTOS DE TROCA
Disciplina de Economia Política
Professor Felipe
ANA PAULA DANIEL
ADRIANA BILOBRAM
ELOIZA APª BAHLS CORRÊA
Guarapuava - PR
OS INSTRUMENTOS DE TROCA
CIRCULAÇÃO DE RIQUEZAS
“Circulação das riquezas econômicas significa um deslocamento das mercadorias produzidas, do local onde sofrem o processo transformativoaté o mercado consumidor.”
Os bens ou mercadorias circulam por meio de sucessivos contratos entre sujeitos econômicos, tendo o mercado como local. A troca em geral representa uma compra e uma venda simultânea entre ofertantes e adquirentes tendo por medida a moeda.
A circulação da riqueza por meio da troca, podendo ser entendida como equivalência de valores permutados, mas nem sempre existiu, as trocas surgiram da necessidade social da circulação de bens tornando- se mais intensa essa circulação com o aumento da produção com a evolução da sociedade. Nas sociedades primitivas, segundo alguns economistas ela pode ter surgido ocasionalmente por doação reciproca, posteriormente as sociedades de troca direta, depois as de mercadoria intermediária, passando ao uso de metais, sendo ouro e prata os preferidos, por fim o ouro fica sozinho passando os demais a constituir matéria para moeda fiduciária.
A troca em seu sentido jurídico significa um contrato de compra e venda, em sentido econômico constitui um escambo ou permuta e qualquer outra modalidade de convenção onde uma parte dá o equivalente a que recebe. As trocas permutem a melhor utilização das riquezas para o melhor aproveitamento das pessoas e de suas capacidades produtivas permitindo interação de diferentes agentes econômico em um meio, chamado mercado.
Mercado pode ser entendido de diversas maneiras, de modo genérico é o local onde se encontram os produtores e consumidores de determinada zona econômica, já em sentido econômico è “situação de continuado ajustamento entre oferta, realizada ou passível, de bens e