Introduçao a sociologia
Marx afirma que quanto maior o valor da mercadoria, maior será também o capital e a demanda pela força de trabalho em sua produção. Quando há uma produção elevada para atender a demanda de procura, há um lucro médio envolvido nela.
Ainda em seu processo de produção algumas coisas são objetivadas, como: a geração de lucro médio capaz de superar os pagamentos de salários e os custos de produção que por sua vez também são uma mercadoria. Tudo isso é pago mediante a venda, desde que haja o devido valor de aceitação para ela.
Todos os gastos de fabricação, o quanto se deve pagar de salários, o tempo e o tipo de trabalho associado nela, o valor dos salários pagos e até a mais valia também são influentes com relação ao seu valor. Enfim todas as despesas são avaliadas para que se possa formar algum valor e gerar lucro.
O valor se dá em razão da necessidade que as pessoas têm por ela, a utilidade não é exatamente aquilo que determina o seu preço, e sim o valor que ela tem ao comprador, se ela é capaz de atender as necessidades humanas. Estes são fatores que tornam a mercadoria valiosa.
1.1 Lucro e Venda de Mercadorias
Há uma relação de troca entre vendedor e comprador que consiste no valor de uso e valor de troca que giram em torno da mercadoria. Normalmente o comprador costuma pagar mais do que uma determinada mercadoria vale, isto quer dizer que nessa relação paga mais aquele que mais valoriza a mercadoria. No caso do vendedor, ele é um comprador por também possuir suas necessidades.
Essas trocas não ocorrem com mercadorias de igual valor. Não haveria vantagem e não faria o menor sentido, tendo em vista que elas visam atender um mercado, são fabricadas para ganhar espaço em razão do valor que é atribuído a cada uma delas e de acordo com as necessidades e a valorização do meio social pelo qual ela circula.
2
1.2 Valor de Uso e Valor de Troca
Há um desejo pela aquisição arraigado em cada ser humano, ele é alimentado pela necessidade interna que cada um