principios bioclimaticos
Bioclimáticos para o Desenho Urbano
Marta Adriana Bustos
Romero
CopyMarket.com
Todos os direitos reservados.
Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida sem a autorização da Editora.
Título: Princípios Bioclimáticos para o Desenho Urbano
Autor: Marta Adriana B. Romero
Editora: CopyMarket.com, 2000
1. Caracterização do Clima
Marta Adriano B. Romero
O estudo do clima, que compreende tanto a formação resultante de diversos fatores geomorfológicos e espaciais em jogo (sol, latitude, altitude, ventos, massas de terra e água, topografia, vegetação, solo etc), quanto sua caracterização definida por seus elementos (temperatura do ar, umidade do ar, movimentos das massas de ar e precipitações), torna-se, pois, importante para a compreensão dos princípios e para o entendimento do que deve ser controlado no ambiente a fim de se obter os resultados esperados durante o projeto.
O clima e seus fatores e elementos são amplamente analisados na literatura, embora tenham sido tratados de forma distinta de autor para autor (Givoni, 1976; Olgyay, 1963; Lynch, 1980; Comes, 1980; Ferreira, 1965).
{©Givoni (1976) diz que o clima de uma dada região é determinado pelo padrão das variações dos vários elementos e suas combinações, destacando que os principais elementos climáticos que devem ser considerados no desenho dos edifícios e no conforto humano são: radiação solar, comprimento de onda da radiação, temperatura do ar, umidade, ventos e precipitações - As descrições feitas pelo autor tratam indistintamente os elementos como fatores quando esclarece que: “The purpose of the first chapter is to provide the reader with a general understanding of the nature of the factors which affect climatic conditions over the earth” (1976:01).
Olgyay (1963) diz que o tempo é um conjunto de todas as variáveis meteorológicas, em um dado momento, e que os elementos aparecem em combinação. Dado o fato de que na sua obra o propósito geral é o estudo