o homem em movimento- PSICOLOGIA sOCIAL
"O trabalho é a fonte de toda a riqueza, dizem os economistas. £ éo de fato... juntamente com a Natureza que lhe fornece a matéria por ele transformada em riqueza. Mas é infinitamente mais do que isso. É a condição fundamental de toda a vida humana, e em tão elevado grau que, certo sentido se pode dizer: foi o trabalho que criou o próprio homem."
FRIEDRICH ENGELS
"A era glacial, com as suas rápidas e radicais variações nas formações terrestres, e na vegetação, é reconhecida desde há muito tempo como um período durante o qual as condições foram ótimas para o acelerado e eficiente desenvolvimento evolutivo do homem. Julga-se também atualmente que terá sido um período em que o meio ambiente cultural terá substituído gradualmente o meio ambiente natural no processo de seleção, de tal modo, que acelerou ainda mais o ritmo evolutivo do homem fazendo-o atingir uma velocidade sem precedentes."
Engels - C. Geertz - Z. Bauman
A. Leontiev - E. Marcarian
II
CLIFFORD GEERTZ
"Entre as concepções erradas, pseudocientíficas, sobre o homem, sobre o seu desenvolvimento e cultura, há que incluir, antes de mais nada, aquelas que pressupõe que a maioria esmagadora da população está predestinada por natureza a viver, a trabalhar com carências e sem direilos, eiu|iianlo que outra fração, a dos eleitos, têm por missão governar essa maioria e usufruir de todos os bens materiais e espirituais."
ALEIXEI NIKOLAEVICH LEONTIEV
"Para que a cultura se torne "massiva", não basta construir uma eslação de televisão: é necessário que algo aconteça primeiro na estrutura social. A cultura de massas é de certa forma uma superestrutura que assenta sobre aquilo a que poderemos chamar "uma estrutura social massiva".
ZYGMUNT BAUMAN
"Apesar do conceito de "cultura" se encontrar entre as categorias mais importantes das ciências sociais e do seu interesse crescer de ano para ano, as definições dadas pelos diferentes autores não têm nem de longe a