O HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
HELEN CRISTINA CABRAL DA SILVA ROCHA
O HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL
Uruaçu, Goiás
Outubro de 2013
HELEN CRISTINA CABRAL DA SILVA ROCHA
O HISTÓRICO DA QUESTÃO SOCIAL
Trabalho de Helen Cristina Cabral Da Silva Rocha apresentado à Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como requisito parcial de nota no curso de
Serviço Social – 2º Semestre.
Uruaçu, Goiás
Outubro de 2013
SUMÁRIO
1
INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 3
2
DESENVOLVIMENTO ......................................................................................... 4
3
CONCLUSÃO ...................................................................................................... 4
REFERÊNCIAS ........................................................................................................... 5
3
1 INTRODUÇÃO
Será apresentado um breve histórico do Serviço Social, passando pelas questões sociais no Brasil e como elas foram tratadas, a forma como a população agiu e reage até hoje a esse respeito, a questão social sofre modificações ao longo do tempo, mantendo-se em essência a mesma.
4
2 DESENVOLVIMENTO
O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema social, econômico e político da época.
No Brasil, o Serviço Social nasceu por volta de 1930. O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica. Nessa década, o Brasil vivia um processo incipiente de industrialização de importações, num contexto de capitalismo dependente e agroexportador.