O heroi discreto
Clarice Lispector
Teoria da Literatura
Dicentes Responsáveis:
Karine, Jacilene, Jandeson,
Julianne e Wilson
Faculdade Pio Décimo
Letras Português/Espanhol
O Herói Discreto
Aracaju/SE
2013.02
Breve Apresentação do Autor
Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu em Arequipa (Peru), em 1936, e passou a infância na Bolívia. De volta ao Peru, estuda direito e letras.
Em 1959 vai para Madri, onde faz doutorado em filosofia e letras. Muda-se para Paris, como redator da France Presse. Seu primeiro livro, Os Chefes, é de 1959. Obtém sucesso internacional com o romance Batismo de Fogo (1962), traduzido para várias línguas.
Em 1981, publica A Guerra do Fim do Mundo, no qual narra à história da Guerra de Canudos. Volta ao Peru em 1983.
Em 2010, Vargas Llosa ganhou o Nobel de Literatura. De acordo com a Academia Sueca, que concede o prêmio, o autor recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revoltas e derrota individual".
Resumo da Obra
Felícito Yanaqué é o dono de uma empresa de transportes em Piura, no norte peruano. Um dia, antes de ir ao trabalho, se surpreende ao encontrar uma carta anônima, presa à porta de sua casa. Fazendo ameaças veladas, o autor da mensagem exige o pagamento de uma taxa para que nada aconteça a Felícito, ao seu negócio e à sua família. Como assinatura, uma sinistra aranha, atrás da qual se escondem os chantagistas. Mais ele é um homem que não cede à chantagem, e sua denúncia à polícia dá início a uma investigação cheia de percalços, que logo vem à tona.
Em paralelo, em Lima, Ismael Carrera, o bem sucedido dono de uma companhia de seguros, viúvo