Heróis da Segunda Guerra Mundial
INTRODUÇÃO...................................................................................2
DESENVOLVIMENTO.......................................................................3
CONCLUSÃO....................................................................................5
INTRODUÇÃO
A Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, não marcou somente um tempo de destruição, preconceito e dor: os campos de concentração não foram apenas palco de demasiadas mortes e torturas, mas também de grandes heróis. Em meio a tantas balas, bombas e tamanha repressão, a lista de nomes que podem ser citados por suas esplêndidas participações no período tampouco é pequena - Sir Nicholas Winton é considerado um dos grandes nomes deste “elenco”. Winton, ou Wertheim como de nascença, realizou alguns dos mais nobres trabalhos humanitários deste ciclo.
DESENVOLVIMENTO A história de Nicholas Winton é feita de lances incríveis. Discreto, ele jamais quis ser visto como herói, preferiu guardar em segredo o bem que fez. Não disse nem à mulher que tinha salvo a vida de tantas crianças. Ao arrumar o sótão de casa, ela descobriu por acaso um velho álbum coberto de poeira, lá estavam fotos de crianças, cartas, telegramas e uma lista com nomes e datas. Quando procurou saber, a mulher de Winton descobriu que aquelas crianças eram crianças que tinham sido salvas por ele. O que teria acontecido com elas? O que este herói silencioso teria feito?
Quando tinha apenas 25 anos, Winton viajou para Tchecoslováquia na companhia de um amigo, nas férias de fim de ano. Lá ficou impressionado com o clima de medo. A Tchecoslováquia já estava sob o domínio da Alemanha Nazista, então Winton teve uma ideia: tentar mandar as crianças de famílias perseguidas para fora do país. Começou a escrever por conta própria para vários países, pedindo ajuda. Organizou uma primeira lista de nomes, e somente a Inglaterra e a Suécia aceitaram receber aquelas crianças. Apesar de ser uma decisão difícil,