Conceito de empresa e os principais requisitos para se tornar empresário.
Trabalho elaborado para Disciplina de
Direito Empresarial sob orientação do prof.
Paulo Iotti, do 3º Semestre da turma de
Administração/ Ciências Contábeis.
ANHANGUERA
SÃO PAULO
2013
Conceito de empresa e os principais requisitos para se tornar empresário.
Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).
Ser empresário não significa, simplesmente, praticar atividade negocial. A condição de empresário reclama a congregação de alguns requisitos básicos, porque trata-se de qualificação profissional.
Tipos de conceito legal de Empresário.
No Direito Empresarial, empresa é uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a atividade econômica.
No profissionalismo a atividade exercida pelo empresário deve ser de forma habitual e pessoal.
Na atividade econômica organizada o empresário busca o lucro a partir do bem ou do serviço que produz com quatro artifícios; capital, mão de obra, insumos e tecnologia.
O conceito de empresário. É considerado empresário, quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Não é considerado empresário aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores (salvo se o exercício profissional