O grande colisor de hádrons
INTRODUÇÃO 3
CARACTERÍSTICAS, CONSTITUIÇÃO, OBJETIVOS E RISCOS 3
CRÍTICAS E OPOSIÇÕES 3
CURIOSIDADES 3
REFERÊNCIAS 3
INTRODUÇÃO
O Grande Colisor de Hádrons do inglês Large Hadron Collider - LHC do Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - CERN, atualmente conhecido como Organisation Européenne pour la Recherche Nucléaire (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo.
O LHC está funcionando desde 10 de Setembro de 2008 e seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574TeV (92,0 microjoules) por núcleo, sendo que a primeira colisão entre prótons ocorreu 30 de Março de 2010.
O laboratório localiza-se em um túnel de 27km de circunferência localizado a 175m abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra, Suíça.
A ideia do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) surgiu no princípio dos anos 80 do século XX quando o LEP Grande Colisor de Elétrons e Pósitrons, o precedente grande acelerador de CERN, ainda estava em construção, mas os cientistas já tinham começado a pensar no “após LEP” reutilizando o seu túnel de 27 km para aí instalar uma máquina muito mais potente.
Fazer desse projeto científico ambicioso uma realidade, veio a tornar-se uma tarefa altamente complexa tanto para a construção civil como para os setores de armazenamento e análise de dados informáticos, um grande número de pessoas trabalharam arduamente durante anos para conseguir os resultados abaixo. CARACTERÍSTICAS, CONSTITUIÇÃO, OBJETIVOS E RISCOS
Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons, e não entre pósitrons e elétrons, como no LEP (antigo colisor instalado no local), entre prótons e antiprótons (como no Tevatron) ou entre elétrons e prótons (como no HERA). O LHC irá acelerar os feixes de