LHC” – Grande Colisor de Hadróns
O QUE É O LHC? ---------------------------------------------------------------------------------
O LHC (Large Hadron Collider) ou Grande Colisor de Hádrons é uma máquina que, para os cientistas, pode desvendar os mistérios do mundo e da nossa origem. Ou, para algumas pessoas, pode destruir o mundo. O grande colisor de hádrons é uma máquina imensa e poderosa. Consiste em oito setores. Cada setor é um arco limitado em um extremo por uma seção conhecida como inserção. Mas afinal, uma coisa tão grande como um acelerador de partículas não estaria à vista das pessoas? Bem, por isso mesmo foi projetado para ficar a 100 metros de profundidade sob a fronteira entre a França e a Rússia.
Ele é parte de um projeto feito pela Organização Européia de Pesquisa Nuclear, a CERN (em inglês). O LHC é mais um dos vários aceleradores de partículas que a CERN tem em Genebra, na Russía. Ele produz feixes de prótons e íons em velocidades que se aproximam da velocidade da luz. Faz com que os feixes colidam uns com os outros e em seguida registra os eventos resultantes dessa colisão. A temperatura provida dessa colisão é cem mil vezes maiores do que a do núcleo do Sol.
OS DETECTORES DO LHC -----------------------------------------------------------------
Dentro do LHC há seis áreas que recolherão dados de acordo com as experiências, essas áreas são chamadas de detectores.
Os detectores do LHC são:
O detector conhecido como A Toroidal LHC ApparatuS (ATLAS) é o maior do grupo. Mede 46 metros de comprimento por 25 de largura e 25 de altura. Em seu núcleo existe um aparelho chamado rastreador interno, que detecta e analisa o momento das partículas que passam pelo detector ATLAS. Cercando o rastreador interno existe um calorímetro. Calorímetros medem a energia de partículas ao absorvê-las. Os cientistas podem estudar o percurso tomado pelas partículas e extrapolar informações sobre elas.
O Solenóide Compacto de Múons