o futuro em risco
Adam de Alencar Souza
RESENHA
ENSINO DE CIÊNCIAS: O FUTURO EM RISCO
CURITIBA-PR
2014
ENSINO DE CIÊNCIAS: O FUTURO EM RISCO, edições UNESCO. Maio de 2005.
Segundo o texto, não há desenvolvimento econômico e social sem educação, o presente e futuro do país dependem de investimentos urgentemente, agora e nos próximos anos. O conhecimento é o maior recurso que uma nação possa ter e assim se inserir com sucesso no mundo contemporâneo e países de primeiro mundo possibilitando o avanço e o desenvolvimento humano cada vez mais sustentável.
Hoje na atualidade que vivemos, o conhecimento é principal recurso, podemos observar que as áreas que investem e dispõem de maior capacidade de gerar conhecimentos e educação de qualidade são as áreas que mais avançam em atividades econômicas dinâmicas, geram mais empregos qualificados assim produzem mais tributos fiscais, melhorando a qualidade de vida da população e gerando um vinculo de desenvolvimento humano, já as áreas que são carentes em conhecimentos apresentam mais desempregos, maior exclusão social, altos níveis de criminalidade, condições de vida precárias e com uma baixa recadação de tributos, levam a necessidade de gastos do governo para resolver o problema ou amenizar, ou seja, os países sem condições de integrar a sociedade do conhecimento, não terão a capacidade de crescer em desenvolvimento.A diferença entre avanço e atraso, resume em preparar na escola a população para tempos mais exigentes (UNESCO, 2005).
Uma estratégia de desenvolvimento sustentável, que melhore a qualidade de vida da população é evitar que o conhecimento científico e tecnológico se concentre nas classes mais privilegiadas da sociedade. Assim não teremos desigualdades entre países e pessoas.
Conforme o texto, apesar de estarmos vivendo num mundo modelado pela ciência e tecnologia, a grande parte da população se mantém longe do acesso ao conhecimento