O mundo das drogas : o futuro dos jovens em risco.
A grande maioria dos jovens expostos a situações de risco social e pessoal são aqueles que apresentam condições de miséria econômica. O Brasil, pais da desigualdade social, onde o jovem por falta de oportunidade acaba por entrar nesse mundo das drogas, que em muitos casos não tem volta, pois podem causar a morte, danos irreversíveis. Além de serem viciantes, algumas drogas usadas uma única vez já causa dependência. Porem, por mais que a desigualdade social seja um fator determinante ao uso de drogas, todos os jovens estão sujeitos a ter contato com essas substâncias, independente de sua classe social.
Os fatores como relacionamento ruim com os pais, ter membro da família que é dependente de alguma substância, violência doméstica, desorganização familiar, viver apenas com um dos pais e falta de suporte e monitoramento familiar, pode influenciar no uso de drogas. A luta diária de crianças e adolescentes pela sobrevivência e segurança os levam a situações de risco, pois estão sempre expostos a serem vitimas da violência, tendo que trabalhar desde pequenos, ou seja, sociedade é a grande influenciadora para o uso das mesmas.
Por muitas vezes, o uso de drogas licitas e ilícitas tem seu início na adolescência, causando assim, os problemas que afetarão o futuro do jovem, como a falta do desempenho escolar, problemas sociais, características de personalidade, transtornos psiquiátricos e problemas familiares.
O consumo de drogas na infância e adolescência pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro, especialmente nessa fase de intensa atividade neural, podendo até mesmo alterar o pensamento e mudanças no comportamento.
1. DROGAS E SUAS CONSEQUENCIAS
Segundo TIBA (1998), o adolescente quer provar que já cresceu e que tem sua própria opinião. Querendo então provar sua segurança, pode experimentar drogas, sem perceber que esta fazendo exatamente o contrário de tudo o que ouviu sobre elas. Além disso, a curiosidade pode também levar um