o futuro da humanidade
CARACTERIZAÇÃO DO LIVRO
-Titulo do livro: O Futuro da Humanidade – A saga de um pensador
-Autor: Augusto Cury
-Editora: Sextante
-Ano: 2005
-Tema: Romance
PERSONAGENS DO LIVRO:
Marco Polo- Um jovem estudante de medicina de espirito livre e aventureiro como o do navegador veneziano do século XIII. Uma pessoa cheia de sonhos e expectativas, um observador sem medo de expressar as suas ideias.
Era intrépido e determinado, inconformista, muito inteligente, por vezes um pouco ansioso, sincero e filosófico, esta característica desenvolveu-a com a ajuda de seu amigo Falcão.
Embora imaturo, exercitava uma importante característica dos grandes pensadores que brilharam na história: “as grandes ideias surgem da observação dos pequenos detalhes”.
Professor George- Era o chefe do departamento de anatomia, um ser humano frio e sarcástico. Não gostava de ser interrompido e não era um grande amante de debates.
Pai Rodolfo- Era um avido admirador da ousadia do italiano Marco Polo, um dos maiores aventureiros da história, daí ter dado esse nome ao seu único filho.
Este sempre fora incompreendido pelo seu idealismo social e por não se preocupar com o amanhã.
Mãe Elizabete- Uma pessoa ambiciosa, amava o seu marido mas frequentemente o criticava a Marco Polo, dizendo que seu pai deveria ser menos sonhador e mais rico.
Poeta da vida- Um grande amigo de Falcão, e um dos corpos mutilados na aula de anatomia. Segundo Falcão era um grande “crítico do sistema social. Dizia que na sociedade havia muitas pessoas tentando conquistar o seu mundo exterior, mas não o seu mundo interior.”
Era um médico respeitado na sociedade, casou-se e teve dois filhos, e vivia apaixonado por estes, amava-os até ao limite. Era um pai muito presente e afetivo.
Porém, toda a sua família sofreu um grave acidente de carro, em que perdeu todos os membros. Um dos filhos ficou um longo