O futuro da educação em função das mudanças sociais, tecnológicas e comunicativas
Amanda Pacheco Silva Ferreira de Souza
Profª Orientadora Suênia Isabel Lino Molin
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Trabalho de Graduação
17/05/2012
RESUMO
Mudanças tecnológicas, sociais e comunicativas vêm ocorrendo em ritmo acelerado nos últimos tempos. O computador, a Internet e os novos padrões sociais de produção e consumo transformam o mundo. Hoje em dia, o conhecimento é ilimitado e, de alguma forma, transferível a todos. Através da educação, crianças e jovens são estimulados a se apropriarem e produzirem conhecimentos para que identifiquem e solucionem problemas. A criatividade, o raciocínio lógico, o colaborativismo, as pesquisas científicas e os experimentos práticos contribuem para o desenvolvimento cognitivo necessário para a construção do sujeito atual. Este sujeito deve ser preparado para resolver desafios, formular perguntas corretas e encontrar respostas em tempo hábil. A educação se dirige rumo a um paradigma onde o professor atuará como mediador nos processos de ensino-aprendizagem, gerenciando e organizando grupos de pesquisa, conceitualizando problemas e simplificando a realidade. Nesta visão, todos os esforços são bem vindos para contribuir com o aperfeiçoamento do desenvolvimento cognitivo das crianças e dos jovens que estão descobrindo o mundo em meio às novas mudanças sociais surgidas com a chegada das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Palavras-chave: TICs. Educação. Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho faz referências ao tema “Novas mídias e educação” que pertence ã área de concentração: Metodologias de ensino.
Hoje, vivenciamos um momento de intensas transformações nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais. O cenário global traz novos interesses e necessidades para a nossa sociedade. Nesta esfera, as bases do funcionamento social