Subdesenvolvimento
O subdesenvolvimento é um termo que é usada em frequência para definir o subdesenvolvimento económico de um país, cujos assuntos envolvem e incluem a falta de acesso da população em geral à oportunidade de emprego, saúde, água, alimentação, educação e moradia.
Existem países subdesenvolvidos, não por razões naturais pela força das coisas mas, por razões históricas pela força das circunstâncias. Circunstâncias históricas desfavoráveis, principalmente o colonialismo político e económico que manteve estas regiões à margem do processo da economia mundial em rápida evolução. O subdesenvolvimento não é ausência de desenvolvimento mas, o produto do tipo universal do desenvolvimento mal conduzido.
É a concentração abusiva da riqueza, sobretudo neste período histórico dominado pelo neocolonialismo capitalista que foi o factor determinante do subdesenvolvimento de uma grande parte do mundo: as regiões dominadas sob a forma de colónias políticas directas ou de colónias económicas.
O subdesenvolvimento é o produto da má utilização dos recursos naturais e humanos realizados de forma a não conduzir à expansão económica e a impedir as mudanças sociais ao processo da integração dos grupos humanos subdesenvolvidos dentro de um sistema económico integrado. Só através de uma estratégia global do desenvolvimento, capaz de mobilizar todos os factores de produção no interesse da colectividade, poderão ser eliminados o subdesenvolvimento e a fome da superfície da terra.
O maior de todos esses erros foi considerar o processo do desenvolvimento em toda parte como semelhante ao desenvolvimento dos países ricos do Ocidental. Uma espécie de etnocentrismo conduziu os teóricos do desenvolvimento a assentar as suas ideias e estabelecer os seus sistemas de pensamento em concepções de economia clássica que ignoravam quase totalmente toda realidade socioeconómica das regiões de economia ocidental capitalista uma economia socialista em elaboração acelerada e uma rede de