Relatorio de aula pratica
Pesagens foram feitas em uma balança analítica bem moderna, que pode cobrir faixas de precisão de leitura de ordem de 0,1 mg. É um dos instrumentos mais usados no laboratório. Aprendendo assim a usar com precisão a mesma, considerando sempre os algarismos significativos.
SUMÁRIO
1. Introdução 4 2. Objetivo 5 3. Parte Experimental 6 4. Conclusão 8
1. INTRODUÇÃO
Quando se fala em balança, dois termos vêm à mente: massa e peso. Eles são geralmente usados como sinônimos devido ao senso comum. Todavia, o rigor exige a diferenciação entre ambos. A massa de um objeto pode ser determinada pela medida de sua inércia. Inércia é a resistência de um objeto a um esforço realizado para modificar seu estado de movimento. A massa é uma propriedade intrínseca do corpo, não varia conforme o local onde ele se encontre. Ela é escalar e sua unidade no sistema internacional de unidades (SI) é o quilograma (kg). Já o peso é uma força que depende da massa do objeto, além de depender da massa do planeta e da distância entre o objeto e o centro do astro (centro de massa). (Afonso e Silva, 2004)
Abalança analítica é um aparelho de importância fundamental em um laboratório analítico. Muitas determinações quantitativas são feitas em uma amostra com peso conhecido.