O Funcionamento de uma Hidrelétrica
O que é
Uma usina hidrelétrica é um complexo que utiliza da água como forma para obter energia, sendo implantada principalmente em rios de planalto, que possuem grandes desníveis entre sua nascente e foz facilitando o construção da usina, e em locais afastados de grandes centros urbanos, devido ao grande espaço ocupado por elas, modificando a fauna e flora da região.
Esse tipo de energia é muito utilizado devido ao seu custo inferior e a não agressão do meio-ambiente, causando um dano extremamente reduzido, comparado as usinas nucleares e termelétricas. Porém, seu investimento inicial é muito grande, e o custo com a manutenção também é muito elevado, fazendo com que não seja o tipo de energia mais barato existente.
Estas usinas utilizam a energia potencial gravitacional presente nas quedas de água da usina para mover uma turbina, localizada na base da hidrelétrica, criando assim energia cinética de rotação. Após isso, o gerador junto a turbina transforma essa energia cinética de rotação em energia elétrica, que é então armazenada e transmitida para os centros urbanos através de cabos elétricos.
História da primeira hidrelétrica brasileira:
A região circunvizinha à cidade de Paulo Afonso e da sua monumental cachoeira, cujas águas foram domadas pelo engenho humano e pela força das turbinas para a geração de energia elétrica, constitui-se território de características singulares. Ali desenrolaram-se acontecimentos protagonizados por personagens de alta relevância para a história brasileira, particularmente no século XX. Acontecimentos e personagens exemplares para a quadra atual em que vivemos.
No apêndice do livro “Quem foi Delmiro Gouveia” (Mauro Mota, Arquimedes Edições, 1967) foi republicada reportagem do jornalista e romancista sergipano Paulo Dantas, originalmente veiculada no jornal paulista O Tempo, em 4 de setembro de 1955, cujo título é “3 gigantes do Nordeste: Lampião, na valentia; Padre Cícero, na oração; e