Funcionamento das Hidrelétricas
LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
ÁREA DE TECNOLOGIAS E DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL
ANÁLISE DE ESTRUTURAS
PROFESSOR: MÁRIO BIAGUE
SUELEN ISABEL GALDINO LIMA
REDENÇÃO
MAIO DE 2015
IDENTIFICAR
O
MATERIAL
A
SER
USADO
PARA
DIFERENTES
ESTRUTURAS QUE ENVOLVEM HIDROCOMPLEXAS DE GERAÇÃO DE
ENERGIA ELÉTRICA.
Basicamente o material que se utiliza para construção das hidrelétricas são rochas e concretos. Mas esse concreto não é uma simples mistura de cimento, água e condimento, ele é devidamente preparado para ser submetido a determinadas condições.
Que por sua vez, possui propriedades exotérmicas, ou seja, há aumento de temperatura, dessa maneira ocorre expansão na porção central, pois o calor precisa ser liberado ocasionando, assim, rachaduras. Dessa maneira, o concreto deve ser aplicado em blocos individuais, fazendo assim com o mesmo resfrie por igual, não havendo rachaduras a medida que cada bloco de concreto esfria. Ele encolhe, mas não racha. A contração deixa pequenos vãos entre os blocos que são preenchidos com cimento, mas ainda é preciso resfria-los. Então se construiu uma máquina de resfriamento de água. Nela a água é resfriada a 4º C e transportada por encanamentos para dentro do concreto quente.
A hidrelétrica Três Gargantas levou a construção em concreto a outro patamar. Possui
182m de altura e 2 km de extensão. Utilizou-se de toda tecnologia disponível. Os agregados foram resfriados e os materiais de areia, antes de serem adicionados à mistura. Usaram um sistema spray de névoa para bloquear a radiação solar na hidrelétrica, impedindo, assim, de se acumular dentro do concreto, somando-se ao calor que já estava na parte de dentro.
O rompimento das represas se dá pelo fato de que, quando a água chega ao topo, o solo à sua frente é enfraquecido, logo a represa desmorona. A água que sai da hidrelétrica pode causar uma erosão no leito do rio, ocasionando uma tragédia. Uma solução é transformar o fundo da hidrelétrica