TRABALHO DE FÍSICA O FUNCIONAMENTO DE USINAS HIDRELÉTRICAS E TERMELÉTRICAS: Capacidade de geração de energia; Processo de produção; Impactos ambientais e sociais;
O FUNCIONAMENTO DE USINAS
HIDRELÉTRICAS E TERMELÉTRICAS
Capacidade de geração de energia; Processo de produção;
Impactos ambientais e sociais;
BRUNA HELLEN MARCONDES
Nº: 07 | Turma: CN1001
Barra Mansa, 20 de Novembro de 2013.
Introdução:
Neste trabalho, iremos apresentar como a água corrente produz energia através das usinas.
Também apresentaremos quais são os impactos que esse processo pode causar no nosso dia-adia.
USINAS HIDRELÉTRICAS.
Uma usina hidrelétrica é um complexo de obras e equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética.
Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino. após a sua produção, a energia passa para transformadores que a preparam para ser transmitida.
Durante a transmissão, parte dessa energia é "perdida" sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, à energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada.
O Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico.
USINAS TERMELÉTRICAS.
Uma usina termelétrica produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em uma caldeira projetada para esta finalidade.
O combustível é enviado para uma usina e queimado em uma caldeira, que gera vapor e movimenta as pás de uma turbina, cujo rotor gira com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica. Essa energia é transportada por linhas de alta tensão quando o vapor esfria, ele volta à caldeira, dando inicio á um novo processo.
A água em circulação que esfria o condensador