O fracasso escolar na alfabetização
AUTORIA: Valéria Santos Machado
ORIENTADOR: Prof. Ms Jussara Isabel Stockmanns. Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, Tutoria em EAD, Metodologia de Ensino Religioso, Informática na Educação e Mestre em Engenharia da Produção. Professora na UNICENTRO e Professora Tutora na FACINTER.
Resumo:
O objetivo deste artigo é contribuir para uma melhor compreensão das possíveis causas do fracasso escolar na alfabetização, especificamente das crianças de classes populares em nosso país. Crianças que estão na escola, sem nenhuma deficiência aparente e não conseguem caminhar com sucesso na aquisição das habilidades necessárias para a aquisição da leitura e escrita Entre alguns fatores que podem contribuir para o fracasso escolar, destacamos três: o despreparo da escola para alfabetizar, a má formação do professor e as precárias condições de vida das famílias dessas crianças. Onde estaria a causa do fracasso desses alunos? A escola estaria falhando em seus métodos? Ou seria precária a formação do professor? A família, com suas formas de desagregação e suas difíceis condições de vida, poderia ser responsabilizada? Procuraremos responder a essas perguntas, por meio de pesquisas bibliográficas, e de um referencial teórico que se baseia principalmente nos pressupostos de Piaget, Vygotsky, ,Magda Soares e de pesquisas realizadas por Nádia Bossa sobre Fracasso Escolar, para procurar entender os motivos dos altos índices de analfabetismo e evasão escolar em nosso país.O presente artigo também prevê, a responsabilidade política de nossos governantes e o péssimo suporte dado a educação brasileira.
Palavras chave: fracasso escolar-alfabetização- classes populares-cultura escrita – políticas educacionais
INTRODUÇÃO: No presente artigo, será abordado o tema “Fracasso Escolar na Alfabetização”. O fracasso escolar deixou de ser um problema