O fotógrafo Walker Evans
Marcio Henriques PP- Manhã 3° Período Biografia:
Walker Evans foi um fotógrafo dos Estados Unidos que inicialmente queria ser escritor, descobriu a sua paixão pela fotografia durante os anos 1920. Os seus primeiros trabalhos já exibiam a sua visão objectiva e extremamente atenta ao pormenor.
Em 1935 entrou ao serviço da F.S.A. (Farm Security Administration), um organismo federal criado por Roosevelt para dar solução à crise agrícola dos Estados Unidos da América durante o período da Grande Depressão. Usando a fotografia como prova da miséria em que viviam os agricultores americanos, Evans registava o cotidiano com precisão objectiva, dignificando, apesar de tudo, a pobreza em que estes agricultores viviam.
Em 1938, depois de concluir o seu trabalho para a F.S.A., o Museum Of Modern Art de Nova York honrou a obra de Evans com uma exposição, a primeira dedicada por este museu um fotógrafo.
Entre 1938 e 1941, Evans faz uma série de fotos (de forma escondida ) no metrô de Nova York, pois naquela época era proibido fotografar no metrô sem permissão prévia. O intuito era mostrar as pessoas "sem véus", mostrando-se a intimidade do seu ser, vez que "no metrô os rostos se acham expostos e indefesos".
Inspiração:
Utilizei as obras do fotógráfo Walker Evans como inspiração para as minhas. Escolhi como foco as fotos que foram tiradas escondias no metrô de Nova York, entre 1938 e 1941. Produzi minhas fotos em um ônibus, onde a linha de pensamento de Evans é mantida, pois assim como o "metrô é um lugar onde os rostos se acham expostos e indefesos", o mesmo acontece no ônibus. Fotografei diversos ângulos e perspectivas, porém