trabalhos
Dividindo-se rapidamente, as células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, formando um acúmulo de células cancerosas determinando assim a neoplasia maligna. Ao contrário da neoplasia maligna o tumor benigno é simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam lentamente e se juntam ao seu tecido original, raramente proporcionando risco de vida.
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas interligadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.
Os fatores de risco de câncer podem ser encontrados no meio ambiente ou podem ser herdados. A maioria dos casos de câncer está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças no meio ambiente provocadas pelo homem, como uso de produtos tóxicos em indústrias podendo causar o câncer ocupacional, ou seja, provocados por produtos que contém substâncias cancerígenas. Também temos o câncer provocado pelo hábito do homem, aquele que o próprio homem provoca como o uso do tabagismo, alcoolismo, alto medicação, exposição ao sol, podendo causar câncer de pele.
O câncer surge a partir de uma alteração no DNA, por meio desse DNA os cromossomos passam as informações para o funcionamento da célula, essa célula normal sofre