O Foco - elaboração de um conceito filosófico
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
Sue Ling Silva Lopes
CONCEITO FILOSÓFICO: O FOCO
MARIANA 2011
Neste presente trabalho, que tem por finalidade a elaboração de um conceito filosófico para fins educacionais, procurarei estabelecer a união entre a minha perspectiva educacional a uma área de meu interesse, que será usada como ferramenta para a criação conceitual, sendo esta a fotografia. Partindo deste ponto, devo deixar claro que meu trabalho apresentará uma característica mais intimista por abordar objetos de estudo e, consequentemente, idéias pessoais seja sobre a fotografia ou educação.
A fotografia é uma manifestação artística do mundo industrial que nos garantiu a possibilidade de brincar com a memória. Sua capacidade de registrar momentos ultrapassa as fronteiras do presente/passado, proporcionando resultados imagéticos que, além de sua força estética, nos levam também ao campo da reflexão. A criação de uma imagem, além de depender do fator momento, resulta também de um combinado de elementos como foco, composição de cor, zoom, macro que, associados uns aos outros, promovem uma gama de outras possibilidades finais para uma imagem.
Dentre estes elementos, aquele que para mim mais se destaca é o foco. Ao refletir sobre o seu significado, primeiramente na fotografia, pude reunir uma diversidade de definições, das mais simples as mais complexas. Percebi que o foco procura dar um direcionamento para o olhar do fotógrafo e do espectador ao colocar um objeto em destaque, e ao mesmo tempo ele é a ferramenta que, ao excluir demais participantes de uma imagem, produz um comprometimento com um único objeto, resultando em uma imagem mais nítida e rica em detalhes. Dessa forma, é devido a estes vários sentidos que utilizarei a palavra “foco” como ferramenta de reflexão para o campo educacional.
Primeiramente, quando a