Orlando
O tamanho do território somado à diversidade de relevos, climas, tipos de solo, faz com que o nosso país possua vários ecossistemas, considerando que os principais são: a Amazônia, Caatinga, Pamaps, Cerrado, Mata Atlântica, Floresta com Araucárias, Pantanal e os Ecossistemas Costeiros. Floresta Amazônica maior formação florestal do mundo. Toda a região amazônica corresponde a 1/3 das reservas de florestas latifoliadas de todo o planeta.
Localização: Localizado na região norte do país, este ecossistema cobre nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Em território nacional estende-se por uma área de, aproximadamente, 40% do território brasileiro, cobrindo o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Roraima e recobrindo parte do nordeste do Maranhão.
Clima: Equatorial; quente e úmido.
Solo: O ecossistema é frágil e grande parte de seu solo é pobre em nutrientes e pouco profundo.
Por causa deste solo pobre, uma grande parte das regiões desmatadas, para pastagens e plantações, foi abandonada. O que faz, com que, a floresta seja exuberante é sua capacidade de autosustentação, isto é a enorme quantidade depositada de folhas, galhos, frutos, excrementos, animais mortos, etc..., que é decomposta e transformada em matéria orgânica; resulta em nutrientes para todas as espécies vegetais, principalmente.
Rios: Inúmeros rios e seus afluentes cortam a região amazônica, que são formados por cerca de 1/5 de toda a água doce do planeta. Dos 30 maiores rios do planeta, 15 atravessam esta região.
O Rio Amazonas é o segundo maior rio do planeta em extensão, em primeiro é o rio Nilo, no norte da África e o primeiro em volume de água. O Rio Amazonas lança no Oceano Atlântico a cada segundo, aproximadamente, 175 milhões de litros de água. Esse número equivale a 20%