o filme doutores da alegria e o humaniza sus
Em 2003, foi lançado o Humaniza SUS, que representa a Política Nacional de Humanização (PNH), que tem como objetivo melhorar o Sistema Único de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde as principais inovações são a valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde, o estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão, a defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, a luta por um SUS mais humano, dentre outras inovações.
Desta forma, o filme “ Doutores da alegria”, nos retrata essa humanização na saúde. Estes promovem a experiência da alegria como fator que impulsiona as relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto ás crianças hospitalizadas, seus pais e os profissionais da área de saúde, além de compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade, com a produção de conhecimento, formação e criações artísticas. Assim observamos que os doutores da alegria reforçam à sociedade a importância da implantação da política pública de humanização do SUS visando a suavização do ambiente hospitalar, o aumento do bem-estar dos pacientes, dos funcionários e da equipe clínica.
O papel do psicólogo na humanização, é tentar resgatar o respeito à vida e à integridade humana, levando em consideração todas as circunstâncias presentes em todos relacionamentos. Assim o mesmo pode trabalhar