O fenômeno tiririca e sua histórica eleição.
Resumo
Este trabalho analisará a vitoriosa eleição de Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, ao cargo de deputado federal no ano de 2010 pelo estado de São Paulo com expressivos 1.348.295 votos contabilizados ao seu partido (PR – Partido da República) e para os outros partidos de sua coligação (PRB, PT, PR, PC do B e PT do B), votos estes que o consagraram o segundo deputado federal mais votado da história, perdendo apenas para Enéas Carneiro do instinto PRONA. Sob a luz dos meus orientadores Dra. Meire Mathias e Dr. Ednaldo Aparecido Ribeiro, e também de autores como Yan de Souza Carreirão, Jairo Nicolau, Pedro Superti dentre outras influências contidas nesta obra, farei uma análise desta eleição. O principal objetivo deste projeto é compreender o que levou as pessoas a votarem em Francisco Everardo de Oliveira Silva, o Tiririca. Uma estratégia de marketing que deu muito certo, e que por incrível que pareça não foi feita por profissionais da área, mas sim por humoristas, companheiros de Francisco, o que demonstra o quão desacredita está a população a respeito da política nacional, ou seria outro o principal motivo de tanto votos recebidos por Tiririca? Esta é a questão que está sendo colocada em pauta neste trabalho.
Palavras Chave: Puxadores de Votos, Tiririca, Política, Partidos Políticos, Eleições 2010, Marketing Político, Cultura de Massa, Francisco Everardo Oliveira Silva.
Introdução
Neste projeto abordarei o tema: Os “puxadores de voto” do Brasil (termo utilizado nos últimos anos pela imprensa ao se tratar dos candidatos com votação expressiva), tendo como objetivo aprofundar meus conhecimentos sobre o assunto, adquirindo base teórica para a profissão que pretendo exercer. Quero entender a dinâmica que é realizada pelos partidos e por estes candidatos em suas candidaturas.
Gostaria de realizar um estudo sobre os “puxadores de voto”, entender como eles conseguem