A computação em nuvem como prática ambiental sustentável na empresa google por meio da ferramenta google apps
Iuri F. Dornelas, Luiz Gustavo M. Pinto, Pedro L. de Brito, Pedro S. de Campos
Instituto de Ciências Exatas – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Caixa Postal: 50 – 37.500-903 – Itajubá – MG – Brasil.
{iuri-fd,luiz_crab,pedrolucas_b,psenna5}@hotmail.com
Resumo: O presente trabalho aborda a utilização da computação em nuvem na Google Inc., por sua ferramenta, o Google Apps, como forma de diminuir a geração de rejeitos e o consumo de energia pela mesma, além de auxiliar empresas e governos a obterem os mesmos benefícios. A importância do tema abordado se relaciona a informar o leitor sobre conceitos e aspectos da computação em nuvem, além, de exibir, como ferramentas desenvolvidas pela empresa estão sendo utilizadas para preservar o meio ambiente. A partir de casos apresentados ao longo da discussão de resultados, verificou que a utilização do Google Apps por empresas e governos traz benefícios evidentes em relação à preservação ambiental.
1. Introdução
Há muito tempo o meio ambiente vem sofrendo impacto das atividades humanas. Esse impacto aumentou exponencialmente durante a revolução industrial e os danos ao meio se tornaram mais evidentes. Recentemente, a comunidade internacional passou a se preocupar com a poluição gerada e todas as áreas da indústria passaram a ter responsabilidade com os danos causados pelas suas atividades. Na área de tecnologia de informação, existem vários esforços para a redução dos efeitos negativos do seu trabalho como a fabricação de bens com menos produtos tóxicos e a reciclagem de componentes eletrônicos. Dentro deste contexto, a Google Inc. vêm se destacando por seus serviços de virtualização em nuvem auxiliando de forma significativa na preservação ambiental. A Google Inc. durante anos veio passando por um processo de atualização constante onde procurava soluções para