ADMINISTRAÇÃO
Jayme GONÇALVES JÚNIOR1
Achiles Batista FERREIRA JUNIOR2
Resumo
Este trabalho busca mostrar a utilização dos princípios de marketing, dentro do contexto político brasileiro, a partir das primeiras eleições diretas após a queda da ditadura militar. Com o processo de redemocratização, os políticos passaram a buscar um melhor desempenho em suas campanhas, ressaltando-se a eleição para presidente da República, em 1989, - caso Collor - que teve importância e significado histórico por suas peculiaridades. Em seguida, são apresentadas as características do marketing político de um palhaço que se elegeu deputado - caso Tiririca, de um professor que se elegeu vereador - caso Professor Galdino - e finalmente o do presidente dos EUA, Barak
Obama. A fundamentação teórica necessária para realizar este trabalho baseou-se em pesquisas a livros e artigos científicos, em base de dados virtuais.
Palavras-chave: Marketing político. Caso Collor. Caso Tiririca. Caso Professor
Galdino. Caso Obama. Estratégias de marketing político.
Introdução
O marketing possui vários campos de atuação e, dentre eles, ressalta-se o marketing político, que é a arte de comunicar e informar os eleitores, orientando e direcionando a filosofia dos partidos, assim como candidatos e Governo. Da mesma forma, o marketing político define o público alvo dos candidatos e, com o intuito de gerar satisfação, potencializa relações de longo prazo com os eleitores.
Assim, com a perspectiva de ajustar os anseios dos cidadãos às medidas necessárias, o marketing político oferece o caminho para o estreitamento dos laços entre governantes e governados.
Embora recente, o conceito de marketing político remonta à antiguidade, já que sempre houve um sistema de poder em qualquer grupo social, tendo em vista que os líderes sempre precisaram de estratégias para conquistar e manter seus poderes.
1
Graduado em Jornalismo