O exame do DNA Teste de paternidade por DNA
O DNA é a molécula que contém a herança biológica de um ser humano. Pode ser estudado tanto para o diagnóstico de doenças bem como para se identificar o vínculo genético entre indivíduos. O chamado exame de DNA.
O DNA é o material que carrega toda a informação genética de um indivíduo, esse material genético a criança recebe metade da mãe e a outra metade do pai. Graças a essa metade que não recebeu da mãe, só pode ser do seu pai, com isso pode se afirmar por meio de técnicas modernas da Biologia Molecular e determinar assim a probabilidade de paternidade que deve ser maior que 99,99%. Essa informação só é possível pelo teste de DNA.
O teste baseia-se na comparação do DNA, o grau de coincidência deverá ser total, se não for, a legitimidade de paternidade é excluída. Não há uma idade limite para a análise do DNA, poderá ser na vida adulta e também no período gestacional.
Para se ter direito ao teste de paternidade, não a necessidade de um pedido médico ou ordem judicial, e sim um acordo entre os envolvidos.
Para se faze o teste de DNA é preciso uma amostra do tecido biológico, ou pelo sangue o tecido mais fácil de obter, há também materiais alternativos como o papel filtro e o swab bucal (coleta de saliva).
Os fios de cabelos também podem ser utilizados no exame de DNA, isso se estiver intactos e com a raiz preservada, fios são partes sem vida sendo assim somente poderá ser usada a raiz do cabelo, pois o DNA só está presente nesta parte viva, pois possuem DNA mitocondrial, que é apenas de herança materna.
Para se descobrir a paternidade as amostras serão, amostras de unhas, tecido vivo, amostras de sangue sintético de origem dos ossos e outros. Na gestação também pode ser feito o exame de DNA, por coletas de células fetais, obtidas pelo vilo coriônico que é o responsável pela formação do cordão umbilical, quando o feto ainda esta nas suas primeiras semanas de desenvolvimento embrionário ou pelo líquido