Trabalho De Teste De Paternidade
O DNA ou ADN é a sigla para Ácido Desoxirribonucleico. Ele está presente em todas as células nucleadas de um organismo e é responsável por todo o controle de crescimento e desenvolvimento das células
O que é o teste de paternidade por DNA?
O teste de paternidade por DNA é, atualmente, o meio mais preciso para o esclarecimento de paternidade ou maternidade duvidosa. A extrema precisão do método se baseia no fato de que o código genético (DNA) de cada indivíduo é único, não existindo outra pessoa com código idêntico (exceto no caso de gêmeos univitelinos).
No genoma humano existem regiões polimórficas, geralmente presentes em regiões não codificantes, que apresentam diferenças de um indivíduo para outro. Isto é, juntas tais regiões representam uma característica distintiva típica de uma pessoa. Além disso, as regiões polimórficas também são herdadas 50% do pai e 50% da mãe, o que permite identificar se um indivíduo é ou não progenitor de outro.
No teste realizado são analisadas quinze regiões hipervariáveis do DNA de cada indivíduo, utilizando a tecnologia de PCR-STR e sequenciador automático de DNA. Posteriormente os dados são confrontados para verificação da existência ou não do vínculo genético de filiação, no caso da inclusão da paternidade ou maternidade, os dados são calculados estatisticamente com base nas frequências de alelos obtidas experimentalmente da população.
Geralmente os testes de paternidade são feitos através da análise do DNA encontrado nas amostras de sangue dos supostos pai e filho. Mas a análise também pode ser feita através de outros tipos de materiais biológicos como saliva ou fio de cabelo. O teste baseia-se na comparação entre os genes que compõem o DNA. O grau de coincidência deve ser total, se não for, a legitimidade paterna é excluída. Se todos os genes coincidirem, então se afirma que o suposto pai é verdadeiro com grau de certeza acima de 99,99%.
Teste de paternidade sem o pai
Este tipo de teste é feito quando o pai em